Foto: Vinicius Becker (Diário)
A Polícia Civil concluiu, nesta quarta-feira (3), que os dois policiais militares da Patrulha Ambiental (Patram) agiram em legítima defesa na abordagem que resultou na morte do agricultor Valdemar Both, 54 anos, ocorrida em 1º de julho de 2025 no distrito de Palma, em Santa Maria. O inquérito foi conduzido pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP). Segundo a investigação, a reação dos policiais foi considerada amparada pela "excludente de ilicitude da legítima defesa".
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com a análise técnica da Polícia Civil, o uso da força foi moderado e restrito ao necessário para cessar a agressão, não havendo excesso na conduta dos PMs. Dessa forma, os policiais não foram indiciados. Laudos de necropsia, exames de balística e imagens de câmeras de segurança instaladas no local confirmaram a versão apresentada pelos agentes. As provas demonstraram que Both investiu contra a guarnição armado com um machado, após se contrapor a uma fiscalização ambiental.
Agora, o processo será enviado ao Ministério Público (MP), que irá analisar as provas apresentadas e decidir se mantém a decisão da Polícia Civil ou se pede novas investigações.
A reportagem entrou em contato com a defesa da família de Valdemar Both, que informou que irá se pronunciar assim que tiver acesso aos documentos.
Em investigação interna, o Comando Ambiental da Brigada Militar também havia concluído, em julho, que os policiais agiram em legítima defesa durante abordagem ao agricultor. Os dois PMs que participaram da abordagem foram afastados das atividades.

Relembre o caso
Em 1º de julho, Valdemar Both foi baleado durante uma abordagem da Patrulha Ambiental em sua propriedade, às margens da Estrada do Radar, zona rural de Santa Maria. Durante a fiscalização, foram apreendidas motosserras sem registro e grande quantidade de madeira processada sem licença ambiental. A Brigada Militar afirmou que o agricultor tentou agredir a guarnição com um machado, levando à reação dos policiais.
A morte de Valdemar Both gerou grande repercussão na comunidade de Palma, onde ele morava.
Leia mais
- "A decisão de reagir ou não precisa ser tomada em uma fração de segundos", analisa professor de Direito e ex-delegado sobre conduta de policiais durante ocorrência em Palma
- Dois tiros atingiram agricultor, diz delegado sobre morte no distrito de Palma
- "Ações como essas mancham a história da corporação", diz deputado sobre supostos casos de violência policial no Estado